http://www.ecologizar.com.br       
EcologizarVale a pena lerTesouro da indiaSobre o autorComo adquirirEticaContatoLinks

LIVRO  ECOLOGIZAR - 4ª edição- Trilogia
Autor: Maurício Andrés Ribeiro
Editora Universa, Brasília, 2009.

A Editora Universa lança a 4ª edição do livro Ecologizar, de autoria de Maurício Andrés Ribeiro.

O autor
Foi presidente do Instituto de Arquitetos do Brasil-MG, Secretário do Meio Ambiente de Belo Horizonte, Presidente da FEAM - Fundação Estadual do Meio Ambiente de Minas Gerais, Diretor do Conselho Nacional do Meio Ambiente - CONAMA e vice-presidente da Fundação Cidade da Paz - Brasília. Foi pesquisador visitante do Instituto de Administração de Bangalore, na Índia, e militante de movimentos pacifistas e pelo federalismo mundial. Foi professor de Gestão Ambiental Urbana na Universidade Católica de Brasília, na FUMEC-MG e na UNIPAZ-RJ. É assessor na Agência Nacional de Águas.

O livro
O livro Ecologizar, em sua 4ª edição, é uma trilogia com um total de 18 capítulos nos quais se agrupam cerca de 200 textos.
O primeiro volume trata dos princípios para a ação. Traz prefácios de Pierre Dansereau, professor emérito da universidade de Quebec em Montreal e de Pierre Weil, da Unipaz. Seus cinco capítulos abordam o tema das perspectivas da cultura, consciência, ecologia e evolução, valores humanos, economia.
O segundo volume do livro Ecologizar trata de métodos para a ação. Tem oito capítulos sobre a ação estratégica, ação federalista, gestão colegiada e sobre os temas setoriais da gestão da segurança, do clima, das águas, da cidade e da saúde.
O terceiro volume trata dos instrumentos para a ação.Tem cinco capítulos sobre os instrumentos de ordenamento territorial, os regulatórios, os econômicos, os socioculturais e os instrumentos educacionais.
Cada livro tem uma relação bibliográfica e lista de questões que orientam uma leitura dirigida.
É uma edição ampliada, revista  e atualizada, especialmente quanto a temas que tiveram grande avanço, como o do clima.

O que é Ecologizar?
Ecologizar é um verbo. Verbo é ação. Ecologizar é aplicar os conhecimentos das ciências ecológicas e a sabedoria da consciência ecológica às situações da vida, na sociedade e na cultura.
Para compreender integralmente essa definição é preciso saber o que são as ciências ecológicas e o que é a consciência ecológica. Existe um déficit de compreensão acerca do que são as ciências ecológicas, os vários campos do conhecimento nos quais se ramificou a Ecologia clássica, a partir de sua origem na Biologia, estendendo-se, atualmente, a uma multiplicidade de âmbitos de pensamento e ação.
Apresenta as várias ecologias, mostrando ser essa uma área do conhecimento com múltiplas ramificações, a partir de suas origens nas ciências biológicas.Também realça a abordagem histórica das questões ecológicas e sua relação com a evolução: a história humana é parte da historia da vida, que é parte da historia da Terra, que é parte da história do universo.
O livro não faz um diagnóstico da situação ambiental e não constitui um manual que aconselha ou orienta sobre o que fazer: faça isso, deixe de fazer aquilo. É um livro de reflexão e orientação para a ação.
Fritjof Capra alerta para o analfabetismo ecológico e para mitigá-lo, propõe a ecoalfabetização, pois sem o bê-á-bá da ecologia, palavras e conceitos mais complexos permanecem quase incompreensíveis ou com a compreensão muito restringida.

 A que público se destina o livro?
O livro se destina ao público em geral, pois cada um de nós, indivíduos da espécie humana, é hoje um gestor da evolução.
Ele se destina especificamente a gestores públicos e privados, para que situem sua ação no contexto mais amplo da grande obra que é participar conscientemente da evolução.
Um terceiro público é o dos gestores ambientais, em instituições públicas ou privadas, proporcionando-lhes visão panorâmica do contexto em que desenvolvem sua atividade.

 

 

 

 

 

 


Ecologizar | Vale a pena ler | Tesouros da Índia | Sobre o autor | Como adquirir | Ética e Sustentabilidade | Contato | Links

http://www.ecologizar.com.br

© Todos os direitos reservados

Design: Cícero Goss